terça-feira, 28 de julho de 2009

O que é esse livro mais vendido do mundo?

Olá pessoal!

Hoje quando acordei, comecei a me perguntar o que fez a bíblia ser o que ela é hoje. É um best seller divino, e sabem por quê?

Diz a Wikipédia:

Bíblia é um livro muito antigo. Ela é o resultado de longa experiência religiosa do povo de Israel. É o registro de várias pessoas, em diversos lugares, em contextos diversos. Acredita-se que tenha sido escrita ao longo de um período de 1.600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.

Os cristãos acreditam que estes homens escreveram a Bíblia inspirados por Deus e por isso consideram a Bíblia como a Escritura Sagrada. No entanto, nem todos os seguidores da Bíblia a interpretam de forma literal, e muitos consideram que muitos dos textos da Bíblia são metafóricos ou que são textos datados que faziam sentido no tempo em que foram escritos, mas foram perdendo seu sentido dentro do contexto da atualidade.

Aí, tem mais isso aqui:

Para a maior parcela do cristianismo a Bíblia é a Palavra de Deus, portanto ela é mais do que apenas um bom livro, é a vontade de Deus escrita para a humanidade. Para esses cristãos, nela se encontram, acima de tudo, as respostas para os problemas da humanidade e a base para princípios e normas de moral.

Viram? Bom livro! Quem nunca leu um bom livro, e teve sua auto estima alterada por ele?!

A bíblia foi escrita por homens, que diz serem influenciados por algo divino, de modo a escrever o que Deus deseja para a humanidade. Tudo bem, legal isso. Mas não seria interesante pensar que, a bíblia, fosse somente um bom livro?

Não estou difamando o livro! Pelo contrário! Na minha opinião, acho que ele foi escrito para mostrar como seria, na época em que foi escrito, o que adotar para viver numa maneira feliz. E caberia a cada um escolher se queria seguir isso ou não. Ponto.

Todo mundo deve ter lido pelo menos algum livro do Roberto Shinyashiki, do Alfredo Rocha ou Augusto Cury. São livros de auto-ajuda, que pregam a motivação, bem-estar e liderança. São livros que também mexem com a cabeça, e você, se quiser, adota aquilo para si. E creio que a bíblia esta aí para o mesmo motivo. Simplesmente leia, interprete como achar melhor, e adote para si, se quiser. E pra que fazer isso fora do conforto de sua casa? Com várias pessoas? Livro é para se ler de boa, deitado na cama, sentado na varanda.

Ouvi alguém dizendo que Deus está em todo lugar, então porque temos que ir na Igreja pra falar com ele? Bom, isso é assunto pra outro post... e acho que já coloquei muito coisa aqui.

Até o próximo post, e fiquem hoje com DUAS passagens da bíblia que encontrei:

"Eu, Deus, o digo, e assim acontece. Não deixo por menos, não me compadeço, nem me arrependo"
(Ezequiel 24:14)

"Então Deus se arrependeu de ter feito o homem sobre a terra, e seu coração ficou magoado".
(Gênesis 6:6)

É... esse Deus desse livro aí é tão humano quanto a gente! :-P

Nenhum comentário:

Postar um comentário