quinta-feira, 16 de julho de 2009

A bíblia

Tá aí uma coisa que eu não consigo entender... Não mesmo...

Já está mais do que provado que a bíblia não passa de um compilado de contos mais antigos ainda do que ela mesma e que de divino não tem nada... Mas, ainda assim, milhões de pessoas continuam lendo aquela porcaria e baseando suas vidas nela...

Aí alguém me diz: "Não... a bíblia é escrita em metáforas... Na verdade são histórias, tipo contos de fada... tipo o Chapeuzinho Vermelho... As histórias que estão na bíblia são para ilustrar uma situação e te deixar pensando em o que você pode aprender com aquilo..." (sim... eu já ouvi mesmo isso).

Então é tipo assim... Com o Chapeuzinho Vermeho eu aprendi que não é legal pegar atalhos... que o caminho mais longo é mais seguro... Ok... então eu posso dizer que, por exemplo, se eu colar numa prova vai ser mais fácil de passar, mas se eu estudar de verdade pra ela vou aprender mais e me dar melhor depois. Ok.

Mas, meu... na boa... mesmo pensando desse jeito... é a mesma coisa que ler uma lei escrita no século passado! Já não cabe mais na nossa realidade... A bíblia conta histórias de uma época onde a mulher era menos valorizada do que um saco de arroz... E, em várias passagens, expressa esse tipo de visão claramente. Dá pra ler um livro desses hoje em dia e levar a sério? De verdade?

No mínimo, ela tinha que passar por uma atualização para se adequar aos tempos modernos... No mínimo...

Mas não... as pessoas continuam vivendo de acordo com isso... Matando por causa das mesmas palavras há milênios! Pela versão completa ou pela censurada (dos católicos)... tanto faz... mas continuam...

Não consigo entender... não mesmo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário