segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Catedral de Toledo

Fui viajar pra Europa, com meu marido, nas férias.

Conhecemos algumas cidades de Portugal, algumas da Espanha e Paris.

Em Portugal, passamos por Fátima. Pra mim, aquele lugar é uma Aparecida do Norte mais deprimente ainda. Sério... não tem como olhar praquelas pessoas e não ter dó delas...

Mas o foco do post não é esse...

Visitamos Toledo, na Espanha. A cidade é linda e as coisas relacionadas ao período medieval são impressionantes!

Em toda a viagem, evitei as igrejas, catedrais e essa coisa toda. Queria manter minha viagem agradável... Mas em Toledo, a visita à Catedral fazia parte da excursão...

Eu nunca tinha visto nada tão impressionante em toda a minha vida. Tive vontade de vomitar!

A catedral é linda! Obras de arte maravilhosas! Os detalhes nas estátuas, nas pinturas, nos vitrais... tudo é simplesmente perfeito! O problema é que, em cada detalhe, vê-se o esforço da igreja em manipular cada sentimento nas pessoas que entram naquele lugar e subjugá-las.

Chega a dar nojo...

Primeiro que tudo é imenso! Intimidador! Pode-se colocar um prédio de 8 andares dentro da igreja! É realmente muito alta e te dá até um nó no estômago quando você olha pra cima! Meio que medo...

Outro detalhe é que a catedral não possui um altar. Ao invés dele, você vê, no centro da construção, uma segunda construção... menor... como se fosse um cercado. Era lá dentro que os padres rezavam as missas (em Latim... que ninguém entendia...). Ninguém os via, só ouvia suas vozes.

Aí imagina só... você não sabe ler, nem escrever, não tem acesso à nenhum tipo de literatura, sua cultura limita-se às estórias que seus pais e seus avós te contam e aí você entra numa construcão gigantesca e ouve uma voz falando num idioma que você não entende vindo de uma sala que você não consegue enxergar nada dentro... O que você pensa?

Isso sem contar aqueles desenhos e esculturas todas, que retratam pessoas com feições sérias, preocupadas, com medo.... tudo pra intimidar ainda mais as pessoas que entravam na igreja. A única imagem simpática em toda a construção é uma estátua de Maria segurando Jesus, ainda bebê no colo e sorrindo.

Fora isso, só se vê imagens que dão medo e algumas que parecem bichos... sei lá...

É isso que a religião é! Uma arma! Pra manter as pessoas (mesmo as mais instruidas) sob um domínio que não se pode contestar. É deprimente e malévolo. E nunca teve outro intuito, nem no início. Pra mim, a religião já nasceu pra ser algo ruim. Tipo bomba atômica. Que não tem absolutamente nada de bom.

Fechou... tem mais coisas pra falar, mas acho que, por hora, vou parar por aqui...

Ahhh.. sim... e é proibido fotografar o interior da catedral.. mesmo sem flash... olha só que coisa...

Um comentário:

  1. É uma perspetiva muito pessoal, com a qual não concordo, mas que acho interessante.
    Diz aquilo que muita gente sente, mas tenta não pensar…
    Muito bem! …

    ResponderExcluir